terça-feira, 23 de agosto de 2011

Frase atribuída a Cid causa polêmica com professores


Docentes repudiaram supostas declarações de Cid Gomes (PSB), que teria dito que professores devem dar aula por gosto, não pelo salário. Assessoria do Governo não confirma tais declarações.
Na véspera de encontro que representa uma tentativa de retomada das negociações entre Governo do Estado e docentes em greve, o assunto que dominou a assembleia geral da categoria ontem foi o discurso atribuído ao governador Cid Gomes (PSB), durante um evento sobre experiências com ensino profissionalizante, na cidade de Natal.
“Quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga”, teria dito Cid, durante visita ao Rio Grande do Norte, há duas semanas. A declaração foi veiculada por sites do estado vizinho. A declaração ganhou as redes sociais e repercutiu entre os docentes, durante o evento, no Ginásio Paulo Sarasate.
O encontro foi respaldado pelo apoio dos mais prejudicados com a greve: os estudantes. “A causa é nobre. Por isso os alunos estão apoiando a greve”, afirmou Rodolfo Paz, 19 anos, que integra o Grêmio Estudantil da Escola Profissionalizante Joaquim Nogueira. Segundo ele, por iniciativa própria, alunos de 18 escolas profissionalizantes de Fortaleza estão apoiando a greve.
Na ocasião, por unanimidade, professores que atuam em Fortaleza, além de representantes de vários municípios do Interior, votaram pela continuidade da greve. Segundo o presidente Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc), Anízio Melo, a paralisação completa hoje 18 dias, atinge 676 escolas, fazendo com que 24 mil professores cruzem os braços, deixando 600 mil alunos sem aula.
“A greve se transformou em um movimento com o apoio dos estudantes e pais. Esperamos que o governador possa reabrir o processo de negociações e discutir a implantação do piso salarial, que repercuta na carreira”, disse Anízio.
A assessoria de comunicação do Governo informou que, durante o evento, o governador estava acompanhado da secretária da Educação, Izolda Cela, e que somente ela poderia confirmar se Cid, realmente, teria feito tais afirmações. Contudo, a assessoria de comunicação da Seduc informou que Izolda estaria incomunicável, no município de Camocim, onde participaria da inauguração de uma escola.
Apoio Radical
Integrante do Instituto Crítica Radical, a ex-vereadora de Fortaleza e professora Rosa da Fonseca, compareceu ao evento, com o objetivo de “apoiar e fortalecer o movimento”. Rosa aproveitou para criticar as supostas declarações de Cid, afirmando que ele foi “extremamente infeliz”.
Também esteve presente foi o vereador João Alfredo (Psol), que considerou o fato um desrespeito com os professores, “uma atitude arrogante com aqueles responsáveis pelo ensino do povo que ele governa”.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
As supostas declarações do governador Cid Gomes teriam sido proferidas durante discurso, na cidade de Natal, do qual participou, compartilhando experiências do Estado sobre educação profissionalizante.
Thiago Paiva
thiagopaiva@opovo.com.br
Fonte: O povo

Comentarios (4)

RSS feed Comments
Suas ações confirmam sua fala
Não adianta discutirmos se ele fez ou ou não essa declaração, as próprias ações mostram a preocupação dele pelos professores, enfim pela educação.
Professora em greve 23 de agosto de 2011
...
Poderia ver com o Estado de Natal se alguém tem um vídeo com estas declarações para colocar no youtube.

Vamos desmascarar este covarde.
Prof. Assis Carneiro 23 de agosto de 2011
Comentário
Ele fez mais um comentário infeliz lá em Camocim na inauguração de uma escola profissional.
Disse que a escola que presta é a particular que foi a que ele estudou.
Por que anda inaugurando várias escolas pelo Ceará sr governador?
Luciene Girão 23 de agosto de 2011
A greve
Não gosto de criticar ninguém,mais tem muitas escolas em Capital e Interior sem aulas e horível principalmente aqueles alunos que querem mesmo estudar que querem algo em suas vidas. Pois Cid Gomes,por favor tome logo uma desição não pelo os professores mais sim pelo alunos da Capital e pelo Interior.
São muita escolas,são muitos alunos, pense como estão as situações dos alunos.
Eu estudo na escola LICEU DO CEARA lá e uma otima escola não so ela mais sim todas as escolas. Obrigado!
Silvana Alves 23 de agosto de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escola Dionísio Nascimento de Oliveira